Reunião com estudantes da Universidade de Utrecht (Holanda) sobre Agricultura Urbana
Read it in English

Cerca de 30 alunos de mestrado da Universidade de Utrecht estiveram reunidos com representantes de ONGs que atuam com agricultura urbana na Holanda para conhecerem os trabalhos desenvolvidos nesse setor e escolher onde poderáo desenvolver suas pesquisas e elaborar suas teses.

A reunião foi imaginada e realizada (em 16/10/2015) pela Dra. Cristina Grasseni com ajuda do doutorando Vinzenz Baumer Escobar e dos doutores Arnold van der Valk e Katrien Klep.

Cristina e Vinzenz recebem estudantes e convidados e apresentam as suas expectativas
.
A Dra. Katrien Klep desenvolveu as expectativas da Universidade e Femke Hoekstra apresentou os projetos da Fundação RUAF (que publica a Revista de Agricultura Urbana, entre outros projetos e programas).
Eva Meijerink, da ONG Edible Amsterdam (Amsterdam comestível) e Merel Hondebrink da ONG Boerenverstand
Menno Houtstra, do Kaskantine (um restaurante alternativo com atividades sociocultlurais) e Robbert Maas, da ONG SOON

Na parte final da manhá o Prof.Dr. Arnold van der Valk, do Instituto para Soluções Metropolitanas Avançadas de Amsterdam (AMS - Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions) apresentou uma palestra sobre a importância dos sistemas alimentares na configuração geral da sociedade, e como as alterações indispensáveis nesses sistemas levarão a transformações desejáveis na sociedade.
Sua apresentação expôs dados que mostram a importância do setor alimentar na dinâmica socioeconômica da sociedade e enfatizou a necessidade de uma gestão estratégica de novas práticas alimentares, mais resilientes em todos os aspectos.

Abaixo , o Dr. Arnold enfatizou a importância do livro The Dynamics of Social Practice A dinâmica da prática social na vida cotidiana e como ela muda`, que aprofunda a ideia de promover mudanças fundamentais na sociedade a partir de alterações nos sistemas `tecnossociais` que a configuram.

A palestra do Dr.Arnold lembrou o aforisma clássico da macrobiótica Você é o que você come, pois também a sociedade é conforme ela produz e consome seus alimentos, e pode ser transformada radicalmente ao buscarmos sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.


Depois da reunião, Cristina gentilmente criou essa página WEB para permitir aos estudantes trocarem ideias comigo sobre Agricultura Urbana.

Apresentação e plano da reunião
Dr.Cristina Grasseni

O objetivo da sessão é estabelecer contato e ver que formas de colaboração podem ser desenvolvidas para que nossos alunos de mestrado possam ter acesso a um "local de trabalho de campo" e desenvolver seus projetos de pesquisa de modo mutuamente útil.

Na parte da manhã, iremos nos apresentar e abordar nossas motivações recíprocas, oportunidades ou obstáculos potenciais (recomendável entre 10 e 15 minutos para cada ONG) e à tarde dividiremos os estudantes (cerca de 30) para conversar em grupos menores (e rotativos a cada 15 minutos) com os representantes das organizações, para esclarecerem suas dúvidas.

Em suas apresentações, os representantes das ONGs convidadas podem abordar os seguintes pontos:

  • Como você imagina a colaboração de sua ONG com os alunos? (escolhendo uma pesquisa, decidindo sobre os métodos, definindo a análise de dados, o produto final, a propriedade dos dados).

  • O que você pode oferecer? acesso para o trabalho de campo, oportunidades de estágios, orientação / tutoria?

Na parte da tarde, será possível aprofundar pontos como:

  • Que tipo de pesquisa ou tópicos você gostaria de ver abordados pelos alunos?

  • Que tipo de métodos você usa e que resultados você gostaria de receber a partir deles?

  • De que forma gostaria de ver preparados os resultados da pesquisa? (documento de política / documento interno DOCUMENTO INTERNO / web site conteúdos, etc.)?

  • Vocês têm uma política sobre propriedade dos dados levantados, dos resultados da pesquisa e do produto final? (os estudantes devem possuir os dados que produzirem).
Nosso objetivo para o momento é facilitar a criação de redes entre alunos e instituições / organizações / empresas envolvidos com as iniciativas alimentares sustentáveis concretas.

A partir dos resultados de nossas conversas reais na reuniáo, nosso objetivo será produzir subsídios suficientes para os alunos refletirem sobre os aspectos que mais os interessem para desenvolverem suas pesquisas e teses.

Eu e a Dra.Katrien Klep estaremos com vocês na parte da manhã, e eu vou continuar na parte da tarde acompanhada pelo doutorando Vinzenz Baumer Escobar.

Esperando conhecer melhor vocës, Cristina Grasseni