A RUAF é um centro pioneiro de conhecimentos e parcerias globais dedicado à promoção da agricultura urbana e dos sistemas alimentares urbano-regionais sustentáveis.

A RUAF busca contribuir para o desenvolvimento de cidades sustentáveis ao facilitar a tomada de consciência, a geração e a disseminação de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e o planejamento de políticas e ações visando a sistemas alimentares urbanos resilientes e equitativos.

Por mais de 15 anos a RUAF tem apoiado governos, organizações de produtores urbanos, ONGs, associações de base comunitária, centros de pesquisa e outras partes interessadas com treinamentos, assistência técnica, pesquisas-ação e assessoramento na elaboração de políticas públicas em mais de 40 cidades ao redor do mundo.


Além disso, apoiamos o intercâmbio local, nacional e internacional de conhecimentos e atividades que destaquem a importância a promovam a presença da agricultura nas cidades.

As parcerias com a RUAF são orientadas no sentido de produzirem resultados práticos e de alta qualidade, e aplicam uma abordagem participativa com base nas condições objetivas - porém flexível e dando espaço para alterações e inovações.


Apoio à formulação de políticas e ações locais

Em resposta às demandas por apoio da parte de um número crescente de centros urbanos, a RUAF oferece suporte e assessoramento por meio de redes que reúnem diversas cidades, como a CITYFOOD e o Pacto de Milão de Política Alimentar Urbana, para ajudar a criar uma plataforma em comum para a promoção da atividade, oferecer-lhes informações, estimular a troca de experiências, identificar e disseminar lições importantes e boas práticas, oferecer treinamento e assistência técnica, e facilitar a cooperação entre os governos locais e regionais e a sociedade civil nessa área crucial das políticas públicas.









Áreas de trabalho

Planejamento de sistemas alimentares urbanos resilientes

A RUAF assessora governos locais e regionais e outras partes interessadas no mapeamento, análise, planejamento e desenvolvimento de políticas, programas e sistemas alimentares urbano-regionais por meio de diretrizes, publicações e conjuntos de instrumentos metodológicos, além de treinamento de equipes e assistência técnica - sempre a partir de abordagens multiatorais e voltadas para os segmentos mais pobres da população.

Cadeias alimentares curtas e economia local

A RUAF reforça a capacidade das organizações locais para apoiar grupos de produtores urbanos de pequena escala e outros atores comerciais na análise das demandas do mercado, no estabelecimento de relações diretas com potenciais consumidores (p.ex. pessoas interessadas em alimentos orgânicos, compras de alimentos pelos governos para escolas, hospitais etc., restaurantes etc.), a criação de marcas e rótulos de qualidade, e o estabelecimento e desenvolvimento de empresas de pequeno porte agregadoras de valor e de sistemas para a entrega de produtos.

Segurança alimentar & inclusão social

A Fundação RUAF colabora com prefeituras, ONGs e outros atores para a implantação de projetos alimentares envolvendo os pobres urbanos e outros grupos em desvantagem (mães solteiras, jovens desempregados, famílias afetadas pela AIDS, migrantes recentes etc.) para aumentar o seu acesso à alimentação nutritiva e viável e facilitar sua inclusão social por meio de hortas domésticas, escolares e comunitárias, compras coletivas de alimentos e o uso de tecnologias de “pouco espaço“, como os plantios nas coberturas em áreas favelizadas.

Reuso produtivo de resíduos sólidos e águas servidas

A RUAF promove o reuso crescente dos resíduos sólidos e líquidos na agricultura urbana e periurbana conduzindo pesquisas aplicadas, desenvolvendo práticas seguras de reutilização, treinando equipes, assessorando no planejamento de estratégias e programas municipais de recuperação de recursos, estimulando inovações no sistema “agricultura-água-energia” e documentando as melhores práticas e modelos de negócios que combinam produtividade com impactos ambientais minimizados.

Adaptação urbana às mudanças climáticas

A RUAF apoia os governos locais na integração da agricultura urbana nas estratégias de adaptação à mudança climática e redução dos riscos de desastres treinando equipes, incluindo a alimentação nos levantamentos das vulnerabilidades urbanas e no zoneamento do uso do solo urbano, e identificando modelos de produção agrícola e de silvicultura urbanas relevantes para a adaptação à modificação do clima e mitigação dos seus efeitos (p.ex. uso produtivo das áreas inundáveis, agrosilvicultura nas encostas sujeitas a deslizamentos, hortas em coberturas prediais etc.).



Compartilhamento de conhecimentos

As experiências da RUAF e seus parceiros são sistematizadas e publicadas na forma de livros, documentos de trabalho, resumos de políticas, diretrizes e manuais de treinamento, e disseminados para vários tipos de usuários por meio do site.da Fundação.

Desde 2000, a RUAFpublica a Revista de Agricultura Urbana, que alcança cerca de 800 mil leitores em todo mundo (atualmente na 31a. edição temática). Todas as edições estão acessíveis em várias línguas no site da RUAF, inclusive em português.



Financiamento

Nos últimos anos várias organização têm apoiado a Fundação RUAF, incluindo o Ministério de Assuntos Exteriores da Holanda, União Europeia, Fundação Daniel e Nina Carasso, GIZ (agência alemã de cooperação internacional), IDRC (Canadá), UN Habitat, Ministério do Ambiente da Noruega, Banco Mundial, CDKN (Reino Unido), Agência Suíça de Cooperação e Desenvolvimento, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, CARE, Welthungerhilfe, ICMA.



Parceiros globais da RUAF

International Water Management Institute (Colombo, Sri Lanka), Institute of Geographical Sciences and Natural Resources of the Chinese Academy of Sciences (Beijing, China), Centre for Sustainable Food Systems, Wilfrid Laurier University (Canadá), prefeitura de Ghent (Bélgica), prefeitura de Quito (Equador), Economia e Sustentabilidade (Milão, Itália), Mazingira Institute (Nairóbi, Quênia).


Contatos

RUAF Foundation
Endereço postal:
Postbus 357, 3830 AK Leusden

Holanda
Telefone +31 (0)33 4343003
Email: info@ruaf.org
Website: www.ruaf.org

Tradução: Joaquim Moura - jmoura@agriculturaurbana.org.br
Esta tradução não é uma publicação oficial da Fundação RUAF