RotterZwam - produzindo cogumelo a partir da borra do café

Aproveitando a instalação de uma antiga piscina pública desativada em Rotterdam, Holanda, a RotterZwam produz cogumelos a partir da borra de café coletada em vários estabelecimentos que vendem centenas de cafezinhos, capuccinos, expressos etc. diariamente na cidade.



AbaixoEquipamentos utilizados no processo de produção: uma bicicleta-carrocinha para buscar a borra de café nos estabelecimentos próximos (a 20 minutos da sede da RotterZwam), uma máquina misturadora e um artefato para ajudar a encher oito sacos de uma vez.

A RotterZwam também distribuiu um kit de produção de cogumelos para quem queira cultivá-lo em casa ou no escritório.

Outra atividade da RotterZwam é a comercialização do composteiro "Hungry Bin", de produção contínua de composto com ajuda de minhocas.
Melissa van der Beek explica como usar os composteiros "Hungry Bin", produzidos na Nova Zelândia.
Abaixo, 15 composteiros em operação na sede da RotterZwam demonstram aos interessados a eficiência do método com total ausência de sujeira, mau cheiro e vetores.

A ideia de Siemen Cox e Mark Slegers é aproveitar os amplos e impressionantes espaços da antiga piscina pública para reunir vários empreendimentos inspirados pelos princípios da "Economia Azul", onde os resíduos gerados pelos processos produtivos de uma empresa servem como insumos para os processos de outras.