Interactivos?'13 Nuvem
Autonomias: ciências da roça


Visite a página WIKI da Nuvem com mais informações
Leia o relato dinâmico do processo (versão até 09 / 09)


Projeto 1: Bioconstrução com bambu

Proponente:
Mateus Ribeiro Foscarini (MG)
Projeto proposto

Objetivo: construir uma estrutura modulada em bambu disponível na região que pode ser destinada a diversos usos, como galpão, espaço  para vivências, estrebaria etc., medindo ....x..... metros, usando técnicas de baixo impacto, e um design original, econômico e elegante.

Passos:
  1. Detalhamento da estrutura e quantificação e dimensionamento das peças de bambu necessárias.
  2. Coleta de cerca de 90 varas de bambu
  3. Corte das varas de bambu em peças de ... metros.
  4. Tratamento das peças de bambu para aumentar sua durabilidade (usando calor fornecido por um braseiro).
  5. Montagem

Acima, maquete virtual da estrutura em bambu que será construída
Abaixo, coleta e transporte das varas de bambu e preparo das peças



Projeto 2: E-torneira Refarm the City

Proponente: Hernani (Cambrils)
Projeto proposto: E-torneira e placa "mini-vacation"

Referências: http://www.refarmthecity.org/

Objetivo: desenvolver uma válvula para controlar sistemas de irrigação comandada automaticamente por um circuito digital – a placa “mini-vacation”, que pernite programar horários de rega, ou condicioná-la a fatores como a temperatura e umidade.

As peças da e-torneira que podem ser de plástico (quase tudo) serão produzidas na impressora 3-D, e a placa “mini-vacation” será montada pelos participantes.

Passos:

1.
2.
3.
4.
5.


Projeto 3: Redes de telecomunicações livres, abertas e neutras

Proponente: Alfredo ...
Projeto proposto

Referências:
https://libre-mesh.org e http://guifi.net
Contato: al_at_blogmail.cc

Objetivo: desenvolver uma rede de telecomunicação digital de banda larga (WIFI livre) na região onde se situa a sede da Nuvem, usando-se um sistema replicável em pequenas comunidades rurais do Brasil, América Latina e Caribe.


O projeto envolve a montagem de um sistema incluindo aparatos eletrônicos montados localmente, roteadores, antenas etc. e a elaboração dos programas que controlam o seu funcionamento..

Passos:


1.

2.
3.
4.
5.



Projeto 4: “kit rural” de circuitos

Proponentes:
Projeto proposto

Referências: https://www.calafou.org/ e http://entropicxs.wordpress.com/

Objetivo:
desenvolver e montar cinco circuitos de baixo custo para permitir que comunidades rurais possam ter maior autonomia e autossuficiência na gestão dos recursos hídricos e energéticos. Os circuitos previstos permitirão controlar a elevação da água usando-se uma espécie de carneiro hidráulico “informatizado”, aquecer ambientes economicamente, fornecer energia (e cobrar por isso) para a rede elétrica comercial (desde que haja geração local, a partir do sol, do vento, da biomassa) etc.


Passos:

1.
2.
3.
4.
5.




Projeto 5: Reduzo Lixo – compostagem urbana

Proponente: Joaquim Moura
Projeto proposto

Referências: http://agriculturaurbana.org.br
Contato: jmoura@agriculturaurbana.org.br

Objetivo: disseminar e dinamizar a prática da “compostagem” dos resíduos orgânicos gerados nas cidades e suas periferias visando (1) reconduzir os nutrientes neles contidos para a produção urbana, periurbana ou rural de alimentos; (2) reduzir a quantidade do lixo recolhido, transportado e despejado na natureza (e os custos e impactos associados); (3) atender as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos; e (4) promover a educação e a responsabilidade ambientais das comunidades humanas.

O projeto selecionado para desenvolvimento na Nuvem inclui quatro eixos: (1) o aperfeiçoamento do sistema usando tela de arame soldado, (2) a elaboração de um conjunto de materiais informativos e operacionais (folheto de divulgação, apostila de treinamento para funcionários municipais ou voluntários), formulário de monitoramento etc.); (3) pesquisa e identificação de grupos, redes e sites na internet que devam ser contatados; (4) pesquisa e identificação de fontes de apoio e recursos.

Passos:
  1. Preparo de um composteiro para resíduos vegetais crus da cozinha da Nuvem, onde serão preparados almoço e jantar durante os quinze dias da residência.
  2. Contato com os educadores ambientais do Colégio Estadual Antônio Quirino para colaborar na implantação da compostagem do lixo orgânico da cozinha e refeitório escolares.
  3. Contato com a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura de Resende para colaborar na ampliação da prática da compostagem caseira usando composteiros de tela de arame.
  4. Projeto e confecção de um aparato eletrônico para monitorar as temperaturas que ocorrem no interior do composteiro.


Acima, o composteiro preparado logo no início do encontro para receber os resíduos orgânicos da cozinha que prepara, diariamente, almoço e jantar para os 25 participantes da residência Interactivos 2013.  Após cada carga de lixo orgânco, tudo é coberto com folhas, palhas etc. de modo a nenhum resíduo ficar exposto.
Abaixo, o preparo de um composteiro menor para receber o papel higiênico gerado nos banheiros das casas ocupadas pelos participantes. Igualmente, os resíduos, misturados com um pouco de terra, devem ficar totalmente cobertos por materiais palhosos. O adubo gerado por essa minicomposteira será usado exclusivamente para fertilizar jardins e plantas ornamentais.


Abaixo, à esquerda, o composteiro para os resíduos orgânicos crus, com um cano furado instalado no meio para facilitar a saída do ar quente produzido pela ação dos microorganismos e a entrada de ar fresco, indispensável à sua existência e atividade. À direita, o minicomposteiro onde é descartado o papel higiênico de cerca de 20 "Inteactivos" residindo na casa da Nuvem por quinze dias. Ele está preso a um bambu para não tombar, devido a seu diâmetro menor e ao menor peso de seu conteúdo. Após o fim da residência, o volume de papel descartado nele reduzirá drasticamente, tornando-se compatível com a pequena capacidade do minicomposteiro.