Agricultura Urbana: O caminhar para cidades sustentáveis (jun/2011)

 

com Bruno Pitarello

Data: 18 e 19 de junho de 2011
Horários: 08:00 às 18:00 hs
Valores: 
R$ 160,00 
Local: 
Morada da Floresta (Rua Diogo do Couto 47, São Paulo, SP)


A agricultura urbana é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno (peri-urbana), e é destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Mas o modelo industrial implicou em fenômenos que tocaram a agricultura urbana, como o abandono de práticas agrícolas nas grandes cidades. Hoje vemos, praças, parques e terrenos abandonados que poderiam estar alimentando muitas pessoas em áreas urbanas. As práticas de agricultura urbana são uma saída para a produção e consumo de alimentos orgânicos, revitalização de bairros, envolvimento comunitário, geração de renda, uso de áreas ociosas nas cidades, nas residências, prédios e condomínios.

Este curso visa formas de se pensar em produção de alimento para que as cidades se tornem mais sustentáveis. Práticas que qualquer morador de uma grande ou pequena cidade pode começar a aplicar desde já, mesmo morando em apartamento.


Programação:

SÁBADO 
- Introdução à agricultura urbana (Histórico e perspectivas)
- Gestão de território e planejamento físico
- Plantando com a Lua
- Construção de canteiros verticais (canos de PCV usado, bambus gigantes, calhas velhas)
- Revitalização da horta – canteiros em caixas

DOMINGO
Práticas em agricultura urbana
- Zonas e Setores na Permacultura urbana
- Fontes de financiamento e para Agricultura Urbana e Periurbana
- Construção de viveiros residenciais para produção de hortaliças
- Construção de viveiros residenciais para produção de hortaliças


Bruno Borbel Pitarello 
Biólogo e Educador Ambiental desde 2005, Permacultor pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica e especialista em negócios sustentáveis pela Universidade Católica de Santos (MBA – negócios sustentáveis: Ambiente, Cultura e Turismo) com enfoque em educação para a Sustentabilidade através do trabalho: Diretrizes para criação de plano político pedagógico do curso técnico: Ambientes Sustentáveis.
Coordenador do projeto Capacitação da Mão de Obra: Adequações Sustentáveis em áreas urbanas no Litoral Norte de SP em parceria com a SALA VERDE/Ubatuba, através do convênio COMDIAL (Comitê de Dialogo para a Sustentabilidade) parceria entre UNISANTOS, REALNORTE e PETROBRAS (www.profissionaiscapacitados.blogspot.com).
Faz parte da rede Agricultura Sustentável e desenvolve práticas e cursos em Policultivo Sucessional, Agricultura Urbana e Jardins Agroflorestais.


Informações e inscrições:


Morada da Floresta

Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, SP, SP
11 – 3735 4085

www.moradadafloresta.org.br
email para contato: contato@moradadafloresta.org.br

http://www.moradadafloresta.org.br/atividades/cursos-e-oficinas/399-agricultura-urbana-o-caminhar-para-cidades-sustentaveis