"Agricultura Urbana e Sustentabilidade"

Portugal está promovendo um Congresso Internacional Agricultura Urbana e Sustentabilidade onde haverá o debate e a troca de experiências sobre uma temática que é hoje em dia reconhecida como parte da solução para os problemas do crescimento urbano.

O congresso irá apresentar sessões temáticas, workshops, exposições e exibição de filmes, por especialistas nacionais e internacionais sobre os temas do Planejamento e Políticas Públicas, Saúde, Nutrição e Segurança Alimentar, Integração Social, Participação Cívica e Cidadania, Educação Ambiental, Agricultura Sustentável e Saúde Pública.

A importância da Agricultura Urbana cresceu rapidamente nas últimas duas décadas, refletindo a efetiva conscientização das autoridades sobre a importância que o acesso aos meios para produção de alimento tem nas comunidades urbanas tendo, essas mesmas autoridades, começado a trabalhar com os agricultores urbanos em vez de estar contra eles.

Nesse contexto a Agricultura Urbana é um conceito dinâmico que compreende uma variedade de sistemas e de meios que variam desde a produção de subsistência, como meio de fazer face à crise social e econômica, até à agricultura como atividade rentável. Apresenta como particularidade fundamental a diversidade, podendo adaptar-se a uma grande variedade de situações urbanas e a diferentes necessidades das partes envolvidas. A Agricultura Urbana contribui para o desenvolvimento urbano sustentável, através de impactos positivos nas esferas social, econômica e ecológica.

Local: Auditório Municipal do Seixal, em Portugal.

Data: Nos dias 7 e 8 de Abril de 2011