Grupo de apoio às atividades agroecológicas-pedagógicas no Colégio Estadual Antônio Quirino

Quem conhece a importância das atividades junto à natureza - e em sua defesa - para despertar a compreensão e a sensibilidade nos seres humanos, sabe da urgência de promovê-las junto aos jovens da nossa região para estarem preparados diante dos desafios que o futuro lhes reserva.

Que alimentos estarão sendo oferecidos a nossos filhos e netos nos supermercados do futuro? Tudo indica que a comida oferecida pelo sistema agroalimentar predominante estará cada vez mais envenenada e adulterada geneticamente, e é imensa a importância de informá-los sobre o que está acontecendo, para lhes despertar a vocação de guardiões e curadores da fertilidade dos solos, da pureza dos alimentos e do vigor e autonomia das comunidades humanas.

O CEAQ sempre teve o espaço, os jovens e o interesse para implementar atividades práticas que lhes mostrassem a importância da agricultura em nossas vidas, saúde e meio ambiente, e lhes esclarecessem sobre os métodos ecológicos de produzir alimentos, em contraste com os métodos artificiais do agronegócio industrial.

Mas só agora, com o apoio do INEA-RJ especificamente para desenvolver atividades de educação ambiental no CEAQ, surgiu a possibilidade de criarmos uma iniciativa abrangente que envolva os estudantes interessados em um ambiente multifuncional e pluridimensional, com as atividades de horticultura e compostagem combinadas a outras ações, envolvendo empreendedorismo e geração de renda e o aprendizado para trabalhar em grupo, planejar produção e venda das hortaliças, criar seu marketing, manter o controle informatizado das operações, realizar pesquisas por melhoria na produtividade etc.

Venha ajudar o CEAQ e o INEA a ajudarem nossos jovens e a região
Participe de nosso grupo de apoiadores voluntários, contatando Leo Gatti, Luis Armondi, Christine Oppliger ou Joaquim Moura,



Conheça as atividades em andamento no CEAQ até agora: Na horta / Na compostagem

Venha se divertir, ensinar e aprender com a gente e a natureza