'


Curso Internacional de Empreendedorismo em Agricultura Urbana
Módulo presencal realizado de 14 a 25 de novembro de 2016 na Universidade de Bolonha - Itália
Projeto ERASMUS+URBAN GREEN TRAIN - www.urbangreentrain.eu


Esta tradução do conteúdo do Curso é uma iniciativa voluntária sem relação institucional com o projeto UGT


Vista do novo campus (Camp1us Bononia), prédio lindo e super-moderno, com alojamentos para estudantes, salas de estudos, refeitório maravilhoso etc., e com uma exuberante 'parede verde' na sua entrada.



No final desse longo corrredor ladeado pelos quartos dos estudantes, fica a "sala multimídia", onde 35 participantes vindos da Itália, Alemanha, França, Croácia, Sérvia, Holanda, Colômbia e Brasil se reuniram por 8 horas diárias durante 10 dias.

Prof. Francescco Orsini (Universidade de Bolonha) coordenou a realização do Curso (juntamente com Francesca Magrefi), com a colaboração constantte de Bernd Pölling (SWUAS) e Rolf Morgenstern (hei-tro Aquaponics)  

Joy Carey (RUAF Foundation) detalhou os tipos de agricultura urbana e as tendências alimentares que surgem no mundo e descreveu iniciativas ligadas a cadeias curtas de comercialização principalmente em Bristol, Reino Unido.
Joaquim Moura (Brasil) apresentou iniciativas de agroecologia urbana e compostagem descentraliizada desde 1976 e a tradução do Curso para o português de modo a permitir sua divulgaçãoo no Brasil, Portugal, Angola e Moçambique.



Esther Sanyé-Mengual (Universidade de Bolonha e projeto SUSTURBANFOODS) conduziu uma oficina sobre a sustentabilidade dos sistemas alimentares urbanos.
O Dr. Marcus Mergenthaler (SWUAS) trouxe informações  ligadas ao marketing, logística e gestão decisivas para oo sucesso de cadeias curtas de abastecimento.





Profs. Jürgen Braun, Friedrich Kerkhof e Wolf Lorleberg (SWUAS) fizeram os alunos pensarem seriamente na questão da viabilidade financeira dos projetos de agricultura urbana.



Abaixo, Berndt Pölling, Francesco Orsini, .Giorgio Prosdocimi Gianquinto (Universidade de Bolonha), Wolf Lorleberg e Rolf Morgenstern encerram o Módulo presencial piloto do Curso de Empreendedorismo do projeto Urban Green Train.
Parabéns, sucesso nas próximas edições, e muito obrigado!!

Veja também algumas fotos das visitas realizadas