Nova chamada de projetos "Compostagem de quarteirão" Página original em francês Com vontade de se iniciar nas alegrias da compostagem, mas não tem jardim nem terraço? Então prepare, com seus vizinhos, um projeto de "compostagem de quarteirão" e participe da quinta chamada de projetos. Como funciona a compostagem de quarteirão? No sistema de compostagem de quarteirão, os moradores participantes trazem seus resíduos orgânicos de cozinha - e eventualmente de jardim - para um lugar onde eles serão compostados. O princípio é simples e resulta em um composto de boa qualidade para nutrir suas plantas. A compostagem de quarteirão também oferece uma ocasião ideal para reencontrar outros participantes, estimula a solidariedade intergeracional e contribui para uma boa convivência no bairro. A chamada de projetos Para encorajar a compostagem de quarteirão, Bruxelas Ambiental lança pela quinta vez uma chamada de projetos, com a destinação de uma bolsa (no máximo de 1.000 €) para a criação de novos locais para a compostagem de quarteirão. Todos os projetos podem se beneficiar dos conselhos dos mestres-compostores e da ASBL Minhocas (02/611.37.53 - info@wormsasbl.org), encarregada de supervisionar as minicentrais de quarteirão. Os projetos devem ser chegar antes de 30 de agosto de 2013 às 16h, na sede da Bruxelas Ambiental. Documentos Leia mais abaixo os critérios técnicos desta chamada e preencha o formulário de candidatura. |
|
O que é a compostagem coletiva?
|
Critérios
para projetos de criação de locais para compostagem de quarteirão
Como
resultado do sucesso obtido pelas chamadas de projetos anteriores para
a criação
de locais para compostagem de quarteirão, desde 2009,
Bruxelas Ambiental renova a experiência este ano. O interesse pela
compostagem de quarteirão está aumentando, já que ele apresenta
numerosas
vantagens,
tanto ao nível do ambiente quanto aos níveis econômico e social. A
chamada de projetos de 2013 será lançada em junho. Os formulários de
candidatura deverão ser entregues antes de 30 de agosto, às 16h, aos
cuidados de Anja Van Campenhout, Bruxelas
Ambiental, Departamento de Consumo Durável e Ecocomportamento, em
Gulledelle
100, 1200 Bruxelas, ou por email para
avancampenhout@environnement.irisnet.be. O
projeto deverá atender vários critérios técnicos (ver
abaixo). Um juri composto por representantes do Bruxelas Ambiental e da
ASBL Worms estabelecerá a classificação dos projetos que
corresponderam melhor às características técnicas requeridas, e
atribuirá
as bolsas com base nas estimativas orçamentárias dos projetos e nos
limites de
recursos disponíveis. A
chamada de projetos de 2013 se destina aos munícipes particulares que
desejam desenvolver e gerir um local de compostagem de quarteirão.
assim como aos distritos comunais que planejem iniciar e manter tal
projeto. Os
projetos selecionados serão recompensados por uma contribuição
financeira até o montante máximo de 1.000 €,
concedida por Bruxelas Ambiental, com base na estimativa orçamentária
que acompanha o projeto. Eles
poderão se beneficiar, se requisitarem, os conselhos de
mestres-compostores ou da ASBL Worms, encarregada do enquadramento dos
locais de compostagem de quarteirão em 2013 : (ASBL Worms, Maison
de la Paix, Rue Van Elewyck 35, 1050 Bruxelles, 02/611.37.53, info@wormsasbl.org,
www.wormsasbl.org B.
Características
técnicas 1.
A equipe É
preciso prever pelo menos duas pessoas (particulares) dispostas a
desenvolver o projeto e cuidar do local. Uma delas será
a pessoa de contato,
o "gestor", e uma delas deve ser mestre-compostor formado ou em
formação. Será também necessário 3 pessoas/famílias, além das duas
citadas
inicialmente (que desenvolverão e manterão o composto de quarteirão),
dispostas a participar
do projeto trazendo seus resíduos compostáveis para o local, que não
pode ser longe de suas moradias. O apoio do distrito comunal, dos
moradores de um condomínio ou de um
comité de quarteirão se constituirá em uma vantagem no processo de
seleção. 2.
O terreno Para
poder receber a contribuição financeira, é preciso apresentar uma
proposta realista no que se refere ao endereço onde será desenvolvida a
compostagem de quarteirão. Os contatos com o
proprietário deverão ter sido feitos previamente. É indispensável ter
um terreno disponível. 2.1.
Localização O
terreno deve estar situado em uma dos 19 distritos comunais da região
de Bruxelas. 2.2.
Dimensões As
dimensões, bem como a configuração do terreno não têm importância, mas
devem ser levadas em conta no dimensionamento do projeto (número de
pessoas, participantes em vista) e permitir a presença de vários
participantes. Além dos composteiros, é preciso prever um lugar para o
reviramento e a estocagem, caminhos de acesso, uma passagem para
carrinho-de-mão,um abrigo para ferramentas, uma cisterna para juntar
água da chuva. Se o terreno for maior que 50m² (e inferior a 2.3. Acessibilidade O
terreno deve ser acessível aos participantes, seja num sistema aberto
24 horas, seja em um espaço fechado com cadeado com segredo conhecido
pelos participantes. 3.
Os prazos O
projeto deve ser iniciado em 2013 (o projeto pode já ter sido iniciado
antes desta chamada). A minicentral de
quarteirão deverá estar operacional até o fin de 2014. Isso significa:
:
4.
O orçamento A
some prevista para o projeto é de no máximo 1.000 €.
Este orçamento servirá para comprar os seguintes materiais:
Os
recursos só podem ser destinados para materiais necessários ao bom
funcionamento das operações de compostagem comunitária, não poderem
eles serem usados, por exemplo, para comprar hortaliças, flores,
sementes, terra preta etc. Será
dada prioridade aos projetos que não se beneficiam de recursos obtidos
junto a outras fontes. Se
um projeto já se beneficiou de uma bolsa resultante das chamadas
lançadas por Bruxelas Ambiental em 2009,
2010, 2011 ou 2012, não poderá se beneficiar em 2013 para o mesmo
projeto (mesmo local de compostagem). Para as compostagens criadas
antes de 2013,
convém indicar claramente as razões que os levaram a requerer a bolsa.
Se se tratar de dar um segundo fôlego a uma operação existente, mas que
foi descontinuada, recomenda-se uma explicação sobre como o
funcionamento estará assegurado desta vez. O
pagamento será feito em duas parcelas, na forma de linhas de crédito
para as compras. A primeira parcela de 50% será paga após a assinatura
da convenção descrita abaixo. A segunda parcela de até 50% será paga
após o recebimento de todas as notas fiscais referentes às compras
feitas, datadas de 2013 ou de 2014. 5. Assinatura de uma convenção Por
essa convenção, o gestor se compromete a:
Para maiores informações, entrar em contato com Anja Van Campenhout (02/775.77.09 - avancampenhout@environnement.irisnet.be). |
|