Minicentral de compostagem completa 5 anos de operação ininterrupta em Visconde de Mauá... agora dentro da nova Lei Nacional de Resíduos Sólidos (*)

As fotos abaixo foram feitas em setembro de 2012, quando a minicentral de compostagem comunitária completou seu quinto aniversário, produzindo um composto de 500 quilos por mês. Já foram mais de 60 montes de lixo orgânico misturado com palha e estrume processados em húmus, aplicado na horta comunitária anexa ( ver abaixo ) e doado a outros moradores e à prefeitura, para adubar as árvores e jardins públicos na vila de Visconde de Mauá.

A importância crescente que a compostagem urbana vai ganhando, por causa de sua capacidade para mitigar vários problemas associados à gestão do lixo, pôde ser atestada no Seminário sobre Compostagem na Cidade de São Paulo (10/08/2012). 

Saiba melhor como fazemos nossos compostos clicando aqui
Conheça outros modelos de composteiros e sistemas de compostagem
Veja aqui mais fotos e informações sobre a minicentral de compostagem
A minicemtral de compostagem comunitária é uma iniciativa da comissão de educação ambiental da Associação Pró-Bem-Viver Visconde de Mauá, criada por Juan Llerena em 2004.
Contatos e agendamento de visitas, palestras etc.: jmoura@agriculturaurbana.org.br

Ao lado, uma vista da minicentral de compostagem em seu quinto aniversário, a partir da horta anexa à ela.

O composto mais recente, confeccionado em setembro, é o último à esquerda. Antes dele está o de agosto, antes ainda o de julho, e o mais à direita, já sendo consumido na horta, foi confeccionado em junho.

As três caixas verdes empilhadas ao fundo (atrás do composto de setembro) são usadas para compostar lixo orgânico em ambientes fechados, com ajuda de minhocas.

No nosso caso, as utilizamos para nos familiarizar com um sistema que pode ser a solução para quem mora em apartamento e não quer enviar o seu lixo orgânico para um "lixão" qualquer...

Os compostos vistos por um outro ângulo; o mais perto foi preparado em julho, o do meio em agosto, e o último em setembro. O balde de 20 litros ao lado dele serve para dar uma ideia do tamanho do composto,

A nossa operação de compostagem ocupa uma área de aproximadamente 40 m2 (5 x 8 m)..Cada composto mede cerca de 1,5 x 2 x 1,20 m, e recebe os resíduos de cerca de 5 moradias, 2 restaurantes e as cinzas de uma padaria com forno a lenha.

 

Abaixo, a horta associada à minicentral de compostagem.
A horta foi recentemente reformada, com a introdução de tijolinhos para definir e preservar melhor os canteiros. Os plantios estão sendo progressivamente retomados.

A nova LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em seu artigo 3o., inciso VII, preconiza a "destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes..."; e, em seu artigo 36, inciso V: "No âmbito da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, cabe ao titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos ...implantar sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articular com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido."