Jan-Eelco Jansma


Conectar a agricultura com temas sociais tem sido a linha-guia da minha vida profissional. 

Construir pontes entre as pessoas e as organizações e conciliar aparentes opostos, como a agricultura e a cidade. Em última análise, é o povo que molda a mudança social. O design, a pesquisa, a organização e o governo devem viabilizá-la. 

As pessoas fazem a cidade como está expresso na declaração "Os Sete Princípios de Almere".

Há dez anos, quando eu comecei a me interessar pelo tema, a conexão da cidade com a agricultura era uma novidade. Mesmo assim, eu senti que ambas teriam que se encontrar uma à outra no caminho para um futuro sustentável.

Juntamente com os meus colegas e pioneiros da agricultura urbana ma Holanda, abrimos essa discussão no país, na busca de objetivos comuns. Agromere, projeto de agricultura urbana em implantação em Almere Oosterwold. foi um dos nossos primeiros marcos, hoje seguido em outras cidades holandesas e internacionalmente.

Nos últimos anos, a agricultura urbana na Holanda tem crescido. num trabalho pioneiro que se aprofunda e amplia.

Atualmente, eu trabalho com colegas com os aspectos sociais, econômicos e ambientais da alimentação, nos níveis urbano, nacional e internacional. Eu também sou parcialmente responsável pela Rede de Cidades Holandesas pela Agricultura Urbana. Junto à AMS, (Insituto de Estudos Metropolitanos Avançados), trabalho na compilação do programa de alimentação da cidade, como parte do programa Almere Floriade 2022.

Além disso, eu estou trabalhando na tese de doutorado sobre a transição do nosso sistema alimentar em busca da sustentabilidade, com especial atenção para a agricultura urbana.